seguro de vida: quais são as principais partes? - EU Seguros

Ter um seguro de vida é um excelente investimento. Para melhor perceberes porquê, é preciso saber como funciona.

Neste artigo, vamos ver quais são as principais partes envolvidas num seguro de vida.

Seguradora

Começamos com o mais simples: a seguradora. A seguradora que escolheres depois de aceitar o seguro, e enquanto continuares a pagar o prémio, sem ter comportamentos de exclusão, dá-te uma garantia contratual que terá de pagar o montante contratado.

Sendo o seguro de vida um contrato, deves escoher sempre uma seguradora especializada no ramo de vida. Vão-te dar melhores condições, preço, informação e apoio em exames médicos e quaisquer questões que tenhas. Lembra-te que as seguradoras de vida só fazem seguros de vida. As restantes são generalistas e “fazem tudo”.

Agente

O agente é o intermediário entre a seguradora e o cliente. Há vários tipos de agentes e tens de saber com que tipo estás a lidar, pois os teus interesses podem ou não estar a ser bem representados com base no tipo de agente com quem estás a lidar.

Um agente exclusivo só representa uma seguradora, e representa a seguradora e não o cliente.

Um agente independente representa o cliente porque trabalha com mais de uma seguradora. Em qualquer altura que o cliente diz que quer trabalhar com outra seguradora, o agente independente tem poderes para o fazer.

No caso particular dos seguros de vida, deves procurar um agente independente de seguros de vida a tempo inteiro. Uma pessoa que faz apenas seguros de vida de forma independente das companhias, vive disso e já o faz há algum tempo, diz-me duas coisas:

1. as seguradoras têm confiança no trabalho dele

2. tem rendimentos suficientes para se manter

Um agente independente não tem ordenado. Vive de comissões. Dificilmente se manterá sustentável a não ser que saiba o que está a fazer.

Pessoas dedicadas são as melhores, porque têm uma paixão grande pelo que fazem, estudam e vivem e morrem pela “espada”.

Tomador

O tomador é quem paga o prémio do seguro. É o dono da apólice. Um caso práctico é o João que tem um seguro de vida. O João é o tomador porque paga o prémio e é o segurado porque assim está identificado na apólice como 1ª pessoa segura.

Se o João amanhã abrir a empresa João Unipessoal Lda. (apenas com um sócio-gerente) e quiser passar o seguro para a empresa, a empresa João Unipessoal Lda. é a tomadora e o João (individual) é o segurado.

Na maior parte dos casos não há aumento de prémio, por mudar de tomador. É apenas trabalho administrativo.

Segurado

Segurado é a pessoa protegida na apólice. Um caso práctico é o de um seguro de acidentes pessoais. O João é o segurado na apólice de acidentes pessoais. Tem um acidente, o sinisto é comunicado à seguradora e o capital contratualizado é pago ao João.

Beneficiário

Beneficiário é um termo utilizado sobretudo nos seguros de vida, que têm o caso particular do segurado morrer.

O beneficiário é quem recebe o capital em caso de morte da pessoa segura no seguro de vida.

O João fez um seguro de vida de 1.000.000, e designou a Maria como beneficiária. Se ele morrer o seguro de vida é accionado e a Maria recebe 1.000.000

Se designar a empresa dele como beneficiário, é a empresa que recebe o montante. Este é o caso usado para pagar passivos na empresa ou acordos de buy-sell.

Conclusão

E aqui tens. Há cinco partes envolvidas num seguro de vida:

1. seguradora; 2. agente; 3. tomador; 4. segurado; 5. beneficiário

Se tiveres alguma questão adicional, entra em contacto connosco.

Hi Friend!

I'm Diogo, a specialized life insurance broker. I like to help people to have clearer information about the services they purchase.

I created this website to help you better understand why you should have life insurance.

 

Share this post on social media

RECENT POSTS

Call Now ButtonCall Now