Neste artigo, vamos ver os 4 principais usos de um seguro de vida na tua empresa.
Financiamento de Acordos buy-sell
Um dos principais usos de seguro de vida na empresa é no de acordos de buy-sell. A saida de um dos sócios por morte, invalidez ou outra circumstância que obriga a entrada de dinheiro o acordo é activado e o dinheiro do seguro paga a aquisição das quotas.
Pode ser feito de duas formas:
– compra cruzada: cada sócio faz um seguro de vida em nome do outro.
– compra da entidade: onde a empresa é adquirida na totalidade.
Podes ver mais sobre acordos buy-sell aqui.
Key Person (Homem-Chave)
Tu és o timoneiro do navio. És a pessoa-chave na empresa. Se te acontece alguma coisa onde morres ou ficas inválido quem é que paga tudo o que tens a decorrer? Estado, Finanças, Bancos, Empregados, Credores…
Se não tiveres nada, depois de congelarem os bens da empresa, vao buscar o resto às contas da tua família. Estão-se nas tintas que sejam menores.
O seguro de vida homem-chave entra aqui. O Tomador é a empresa, tu és a pessoa segura. Caso te aconteça alguma coisa o beneficiário do dinheiro do seguro de vida é a empresa e paga tudo na empresa para se poder encerrar ou garantir continuidade. O resto vai para os teus beneficiários.
Plano de Bónus Executivo
Um plano de bónus executivo é uma forma de atrair, reter e premiar pessoas-chave numa empresa através de um seguro de vida.
A empresa faz um seguro de vida numa pessoa chave da empresa. Pode ser um seguro de vida temporário anual renovável durante um determinado período sem acumulação de capital ou pode ser um seguro universal life, ou V&P(vida e poupança), com valor de conta poupança diferida.
A empresa é o tomador, o colaborador é a pessoa segura e este determina quem são os beneficiários.
Quando o colaborador se reforma, pode aceder ao valor da conta-poupança da apólice, ou se morrer o capital é pago aos seue beneficiários.
Compensação Diferida
Um plano de compensação diferida ou continuação de salário tem como design providenciar um benefício futuro ao participante e evitar a empresa pagar impostos no presente dado que o benefício só é taxado pelo participante à saída.
O seguro de vida é utilizado para financiar a compensação diferida. A empresa enquanto tomador paga os prémios no recibo de vencimento, ou seja: o colaborador não recebe em dinheiro, mas tem no recibo do seu vencimento a compensação diferida.
Quando o colaborador se reforma, recebe em rendas o montante “retido” enquanto esteve na empresa sob forma de continuação de salário.
A empresa teve benefícios fiscais de o fazer e poupou dinheiro enquanto teve o colaborador na empresa.
Podes ver mais sobre os benefícios fiscais do seguro de vida em sede de IRC aqui
Conclusão
Neste artigo vimos os 4 principais usos de um seguro de vida na tua empresa e os benefícios de os teres.
Se tiveres alguma questão, dispõe.
Hi Friend!
I'm Diogo, a specialized life insurance broker. I like to help people to have clearer information about the services they purchase.
I created this website to help you better understand why you should have life insurance.
Share this post on social media
RECENT POSTS
Golden Visa Portugal – The Ultimate Updated Guide [2021]
Golden Visa Portugal 2021 The Ultimate Guide. In this comprehensive guide you’ll get a better understanding of each step to getting the visa
datas obrigações pessoas colectivas
faz download aqui das datas de todas as obrigações de empresas colectivas com finanças e segurança social. Adiciona ao teu google calendar